ESG: O que todos deveriam saber sobre o conceito que está em alta no mercado

A relação entre meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa não é nenhuma grande novidade. Porém parece que, atualmente, só se fala em ESG. Realmente, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance – ou, em português, Ambiental, Social e Governança) está crescendo e promete transformar o mundo dos negócios. Mesmo assim, muitos ainda se perguntam o que é o ESG na prática, como implantar práticas de ESG nas empresas, ou até mesmo quais são os seus impactos no mundo empresarial. No artigo de hoje, listamos alguns pontos que todos deveriam saber sobre ESG. 

O que é e como surgiu o ESG

O termo “ESG” entrou em destaque global há duas décadas, mas os princípios que o englobam são bem mais antigos. Melhorias das condições básicas dos trabalhadores após a revolução industrial, introdução de códigos de governança corporativa, e campanhas de conscientização sobre o meio ambiente são exemplos que mostram que governos, investidores e consumidores reconheceram o poder do ESG antes mesmo dele surgir. 

A sigla surgiu pela primeira vez em 2004, em um relatório da ONU chamado Who Cares Wins. A intenção era mostrar que as empresas podem crescer, gerar lucros, sem causar problemas para a sociedade e, principalmente, sem destruir o planeta. Com esse documento, a ONU criou a base do ESG. Depois disso, diversos documentos sobre ESG começaram a aparecer. 

Em resumo, o ESG refere-se à um conjunto de práticas que as organizações estão implementando para limitar o impacto negativo no meio ambiente, na sociedade e nos órgãos de governança. Na prática, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado atual e enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. 

Investidores prudentes consideram fatores de ESG na busca por oportunidades de investimento

Ter responsabilidade ambiental, iniciativas sociais e uma governança responsável melhora a imagem da empresa e aumenta a confiança dos investidores. Investidores sustentáveis estão se preocupando com o planeta e investindo em um futuro melhor. Eles buscam investimentos em empresas resilientes que possam lidar com os desafios enquanto encontram oportunidades inovadoras em uma economia mais sustentável. Investimentos em ESG devem chegar a US$ 53 trilhões até 2025, segundo o relatório ESG Radar 2023

Atingir metas ESG pode ajudar as empresas a reduzir seu perfil de risco

Empresas sustentáveis e que seguem os princípios do ESG estão mais preparadas do ponto de vista da gestão para lidar com riscos e eventos imprevisíveis. Empresas com baixo desempenho em critérios ambientais, sociais e de governança têm maior probabilidade de enfrentar eventos adversos.

O G do ESG e a lucratividade andam de mãos dadas

Uma organização que investe numa boa governança corporativa garante o desenvolvimento sustentável do ambiente e das pessoas com que se relaciona. Além de melhorar sua reputação e imagem perante as partes interessadas, ter uma boa governança pode ajudar a diminuir possíveis prejuízos. Não se preocupar com impactos socioambientais e ter uma má governança pode dificultar a lucratividade e levar a prejuízos relacionados a falhas de conduta de trabalhadores, processos judiciais, multas, entre outros. 

O impacto do ESG no mundo e na economia 

  1. Melhor relação com clientes, fornecedores, e investidores
  2. Fortalecimento da marca e imagem da empresa
  3. Maior Lucratividade
  4. Redução de custos
  5. Transparência
  6. Eficiência energética e energia renovável
  7. Redução do uso de água
  8. Gestão de resíduos
  9. Redução das emissões de gases de efeito estufa

O ESG é uma estratégia sólida, portanto, seus impactos serão permanentes. Com a adoção das práticas ambientais, sociais e de governança espera-se das empresas: redução dos impactos ambientais, melhorias das questões sociais e cuidados com os trabalhadores e uma total transparência em todos os seus processos.  

Se pensarmos em uma empresa de cada vez, o impacto do ESG no mundo e na economia pode parecer pequeno. Porém, se pensarmos em escala mundial, conseguimos ver que o ESG tem grandes e importantes impactos. 

Conclusão 

Nos últimos anos, principalmente após a pandemia do coronavírus, as pessoas mudaram significativamente seus hábitos e comportamentos, além de começarem a dar mais importância na forma que consomem e produzem. Cada dia mais, atitudes voltadas para o âmbito social e ambiental têm sido muito valorizadas. O ESG já ganhou seu espaço no mundo dos negócios, isso é fato. 

Nós, da GCS Consultoria & Auditoria, acreditamos que muito breve adotar práticas de ESG não será mais importante no mundo empresarial, e sim, obrigatório. O mundo está em constante mudança e cada vez mais competitivo, portanto não deixe sua empresa ficar para trás. Conte com a nossa equipe. Para mais informações, entre em contato conosco.  

Referências

[1] https://conteudos.xpi.com.br/esg/esg-de-a-a-z-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-tema/

[2] https://am.jpmorgan.com/lu/en/asset-management/per/insights/market-insights/esg-explained-7-essentials-you-need-to-know/

[3] https://www.thecorporategovernanceinstitute.com/insights/lexicon/what-is-the-history-of-esg/

[4] https://exame.com/esg/investimentos-em-esg-devem-chegar-a-us-53-trilhoes-ate-2025-diz-estudo/

[5] https://www.unepfi.org/fileadmin/events/2004/stocks/who_cares_wins_global_compact_2004.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.